O livro de Atos dos apóstolos, narra a “estadia” de Paulo em Atenas e sua inquietação com a idolatria presente no local. Além disso, também havia a dificuldade de pregar o evangelho naquele lugar, devido as inúmeras vozes dissonantes o deixava incomodado em seu próprio espírito.
Quando então em uma iluminação certamente dada pelo Espírito Santo, ele recorre a indicar que o Deus a quem ele pregava era o mesmo Deus de um altar em que havia encontrado em meio a tantos, erguido ao Deus desconhecido. Os atenienses honravam este altar, mas não o conheciam.
Por vezes, estamos talvez como os atenienses, honrando a Deus, até mesmo levantando altares por aquilo que Ele já nos fez, mas sem realmente o conhecer verdadeiramente. Conhecer está relacionado com intimidade, a qual é obtida somente com diálogo, através da oração e do jejum para a mortificação de nossa carne, e para o conhecimento de quem é Deus.
Paulo pregou aos atenienses e anunciou um Deus do qual eles honravam, porém não conheciam, por conta de sua idolatria e sede por novidades.
Não podemos nos deixar levar por ventos de doutrina (Efésios 4:14), ou mesmo por idolatrias, “ocupados com as novidades”, assim como os atenienses.
Vamos nos ocupar em conhecer verdadeiramente a Deus, para não mais servir a um Deus desconhecido, mas sim a um Deus que conhecemos e que verdadeiramente nos conhece e nos ama.
Você também pode assistir esta mensagem no Youtube e ouvir no Podcast
Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook / Instagram