Em Jerusalém havia um reservatório muito famoso, com cinco entradas, chamado Tanque de Betesda. As pessoas procuravam este tanque, conhecido como “Casa de misericórdia” para serem curadas de suas doenças.
Havia a crença de que um anjo descia e agitava a água do tanque, e neste momento o primeiro que pulasse nele receberia a cura, como está escrito em João 5:4, então imagine a disputa que era para entrar nele ao agitar das águas.
No meio das pessoas que buscavam a cura, a Bíblia nos mostra a história de um paralítico. Ele estava em um lugar distante do tanque e não tinha ninguém que o ajudasse a chegar nele, há 38 anos.
Aos olhos humanos, o paralítico citado poderia ser o mais improvável de receber a cura. Foram muitos anos de espera, onde ele deve ter ouvido dos outros e de si mesmo que não tinha mais jeito, mesmo assim ele não foi embora. Entretanto, certo dia esta história mudou, e com certeza impactou a vida de muitos.
Era um dia em que Jesus subiu a Jerusalém para uma das festas religiosas judaicas, sendo que dentro da cidade, próximo da porta das Ovelhas estava o tanque, que em Hebraico se chama Betesda (João 5:1). Ocorreu que Jesus foi ao Tanque, viu o paralítico e soube que há muito tempo estava doente, e então perguntou a ele: “Queres ficar curado”? (João 5:6).
Claro que o paralítico queria ser curado, mas seus olhos estavam voltados ao mexer das águas, às inúmeras pessoas que tentavam chegar e à falta de ajuda, tudo colaborando para ele não conseguir. Então a resposta do paralítico à Jesus foi que sim, porém que não tinha ninguém para ajudá-lo a entrar na água quando ela se agitava, e sendo assim sempre alguém chegava na frente dele.
Mas para Jesus, apenas um “sim” do paralítico resolveria. Jesus não estava olhando as circunstâncias. Não importava se o paralítico tentou, se possuía condições ou não, ou se tinha ajuda de alguém. Para Jesus bastava ouvir um “sim” para conceder o milagre. Então Jesus disse: “Levanta-te, enrola a tua esteira e vai para casa! (João 5:8)”
Imediatamente o homem que era paralítico se levantou, tomou sua esteira e andou, conforme Jesus solicitou.
Assim Jesus também perguntou ao cego: “Que queres que eu faça?” Ele respondeu: “Que eu veja”. Jesus disse: “Tua fé te salvou” (Lucas 18:35-43)
A cura da sogra de Pedro- ela foi curada e colocou a servir eles (Lucas 4:38-44)- Deus nos chama a aceitar a cura, reagir, testemunhar, servir.
Conclusão:
Essa história nos mostra que devemos manter o foco em Jesus, independente das circunstâncias, crendo que ele pode quebrar toda lógica humana. Jesus nos convida a tomar a posição de filhos e dizer “sim”.
Assim como ele disse para o paralítico tomar o seu leito e andar, ele também nos convida a isto, ou seja, a testemunhar as maravilhas de Deus em nossas vidas. Testemunhar com as nossas vidas o que Jesus fez, enche corações de fé.
Em muitas fases da vida estamos esperando algo, sendo comum vermos a esperança indo embora. Mas não deve ser assim, devemos crer no nosso Deus de milagres.
E como Davi escreveu no Salmo 62, devemos colocar nossa esperança em Deus. “Deus é único e incomparável: por isso esperarei pelo tempo Dele. Tudo que espero vem Dele, Ele é uma rocha sólida debaixo dos meus pés, um espaço para a minha alma respirar; um castelo invencível: Não há como eu ser derrotado. Meu socorro e minha glória estão em Deus, ele é minha rocha firme, um porto seguro. Então, confie nele sem reservas, meu povo. Sejam francos com ele. Deus é um lugar seguro” (Salmos 62: 5-8- Bíblia A Mensagem).
Diga “sim” ao novo de Deus e coloque sua esperança Nele, fazendo Dele seu porto seguro!
Você também pode assistir esta mensagem no Youtube e ouvir no Podcast
Nos acompanhe também nas redes sociais: Facebook / Instagram